quinta-feira, outubro 23, 2008

A VERDADEIRA AUTO-ESTIMA...

A verdadeira auto-estima_


Há algum tempo, a auto-estima tem sido um conteúdo considerado fundamental para a auto-imagem positiva, para o equilíbrio emocional, mental, sentimental e também essencial para a autocura em seu amplo aspecto.
Para isto é necessário, contudo, compreender-se o que significa verdadeiramente “auto-estima” e como conseguimos praticá-la em nosso dia-a-dia, principalmente quando estamos envolvidos em situações profundamente conflitantes, tanto em relação a nós mesmos quanto em relação a outras pessoas ou situações externas.

A “estima” deriva do amor, do carinho, do bem-querer e, naturalmente, impulsiona ao cuidado, à nutrição, ao guardar, ao proteger esta estima, este amor, este bem-querer; “auto” nos dá o entendimento do referencial ao “si mesmo”, necessitando, portanto, acontecer de dentro para fora.
Desta forma, auto-estima é o amor que manifestamos a nós mesmos e que necessita ser guardado, nutrido, protegido, amado por “nós mesmos” em relação a “nós mesmos”.

Nossa educação, isto de uma forma geral, não nos desenvolve para esta postura de amor perante nós mesmos. Somos ensinados a amar o outro, cuidar do outro, proteger o outro, nos colocando sempre à parte deste processo amoroso, como se nosso interno, não fosse um “ser” que necessita desta estima tão especial.

Embora hoje esteja muito divulgada a auto-estima ainda é comum a um grande número de pessoas reagir de forma espantosa ao tomar a ciência de que necessário amar a si mesmo, se querer bem, se elogiar, se prestigiar, se proteger, se impulsionar, se dar forças, se perdoar.

Há uma espécie de susto ao tomar esta ciência e reconhecer que tudo o que é feito de bom para os outros é também necessário fazer a si mesmo, pois afinal, quem ama, doa, quer bem, nutre, sustenta guarda, protege é porque tem tudo isto dentro de si. Por que não direcionar esta grande capacidade amorosa e nutridora para dentro e para fora de si?

Penso que a dificuldade se encontra na falta de intimidade conosco mesmo, principalmente no sentido de reconhecer que a pessoa mais próxima a nós é: “nós mesmos”!

Acostumados a olhar somente para fora, é necessário que se construa o caminho para que também possamos olhar para dentro de nós e, nos preparar para encontrarmos um ser carente e muito saudoso de nós mesmos.

“Como é difícil cuidar de nós mesmos! Como é difícil orientar a nós mesmos! Como é difícil guardar a nós mesmos! Como é difícil aceitar a nós mesmos como realmente somos sem as máscaras que encobrem nossa verdadeira essência!” Estes desabafos, que são também afirmações foi o que eu mais escutei e ainda escuto nesses vários anos de relacionamento com pessoas como terapeuta comportamental consciencial.

Para que isto não seja uma triste realidade imutável é fundamental construir esta intimidade conosco mesmo, desenvolvendo a percepção interna e um amadurecimento sobre nossa auto-imagem, pois a auto-estima se encontra diretamente ligada à auto-imagem.
Se nos achamos fisicamente bonitos, temos uma auto-imagem desta forma; se nos achamos inteligentes, temos uma auto-imagem desta forma; se nos achamos incompetentes, temos uma auto-imagem correspondente e, assim, vamos gestando uma auto-imagem afim com o que pensamos ou achamos que somos.
Desta forma, nossa auto-estima é extensão de nossa auto-imagem, porém, ocorrendo também o inverso. Vemos então, que auto-estima e auto-imagem andam juntas, sendo uma extensão da outra e desta forma, ambas necessitam ser em unicidade para que realmente possamos construir uma verdadeira auto-estima e auto-imagem.

Um ponto muito importante que nos causa grandes transtornos e sofrimentos em relação a auto-estima é a não aceitação de nós mesmos, chegando a processos de auto-rejeição. Isto acontece mediante nossa forma de tratarmos a nós mesmos, pois muitas vezes somos pacientes, tolerantes e relevantes para com as dificuldades dos outros, porém nos manifestamos completamente ao contrário quando nos percebemos nesta situação. Se nós somos capazes de tolerarmos o outro, por que não manifestamos esta mesma tolerância para conosco?

Se aceitamos os erros dos outros e chegamos a perdoá-los, por que não perdoamos a nós mesmos?

Algumas pessoas dizem que já se perdoaram de escolhas difíceis, porém, quando em contato consigo mesmas manifestam uma atitude de profunda rigidez, não aceitando que erraram; que fizeram uma má escolha; que não conseguiram o desempenho que esperavam e que não são o que imaginavam que fossem.
A não aceitação de si mesmo leva ao não acolhimento, ao não perdão de si mesmo, conseqüentemente, a uma auto-estima muito superficial e dual.

PERDOAR NÃO É DIZER: “EU ME PERDÔO!” Perdoar é aceitar a si mesmo em todos os momentos, mesmo que tenhamos cometido o maior erro de nossa vida, onde, a partir desta auto-aceitação, nos é possível chegar ao auto-acolhimento que é a verdadeira auto-estima.

Assim, a verdadeira auto-estima é construída passo a passo no dia-a-dia, não sendo, portanto, pronta nem perfeita. Acolher a si mesmo nos momentos de alegria é sempre mais fácil, porém, quando somos conscientes que devemos sempre nos acolher, sejam quais forem as situações que nos envolvam, construímos nossa verdadeira auto-estima, pois o acolhimento nos traz para o amor, para o cuidar, para o nutrir, para o guardar.

Dicas para a construção diária da verdadeira auto-estima:

- Sustente todos os dias a prática da auto-aceitação para o reconhecimento de si mesmo.
- Ame-se como você é.
- Seja lúcido de suas limitações e as aceite como sendo partes de seu crescimento e amadurecimento interno.
- Construa uma existência fundamentada no reconhecimento de si mesmo e no ser verdadeiro consigo mesmo, com o outro e com o todo.
- Manifeste diariamente a verdadeira auto-estima para que haja sua continuidade.
- Lembre-se de que a verdadeira auto-estima começa na transformação interna de suas dificuldades consigo mesmo e que, portanto, somente você pode desenvolvê-la.
- A verdadeira auto-estima necessita do trabalho interno de sua construção que deve ser continua, pois do contrário irá fragmentar-se e não terá força de ancoragem, onde sua tendência é desaparecer e abrir o espaço para o desamor consigo mesmo.
- A verdadeira auto-estima é um trabalho de construção, não sendo, portanto, pronta e perfeita.
_______________________
Texto escrito por Ramy Arany, assistente social, terapeuta comportamental consciencial, escritora, palestrante, especializada em pesquisas e trabalhos pioneiros voltados ao feminino. É co-fundadora do instituto KVT e Instituto KVT Desenvolvimento da Consciência Empresarial. Autora dos livros “Eternamente Ísis – O retorno do feminino ao Sagrado” e “Visão Gestadora – A visão em Teia”, ambos da Ed. KVT. Ministra cursos, Workshops e terapias voltados ao desenvolvimento da consciência gestadora e ao resgate do feminino.

Participe dos eventos com Ramy Arany
Texto revisado por: Cris
por Instituto KVT - kvt@uol.com.br
_________________

Upload feito por Mª Eugênia M. Guimarães em 19 Out '08, 7.42 BST.
spacer image
Redija seu post
Título:
Seu post:

quarta-feira, outubro 08, 2008

Oficial pela 11ª vez MOving Again


Oficial pela 11ª vez MOving Again, upload feito originalmente por Bubbles Company.

É oficial a nossa família está em processo de mudança...depois de tantas pinturas tantos toques pessoais eis que vem uma brisa do Mar e nos leva ....mas estamos felizes ...nos gostamos disto eu sei que algumas pessoas deve fazer confusão mas cada mudança é giro e desta vez para um sitio lindo de morrer depois coloco as fotos ...beijinhos e até breve

Estavam a minha espera


Estavam a minha espera, upload feito originalmente por Bubbles Company.

Já não é a primeira vez que vemos pelo flickr meninas que acham verdadeiras relíquias muitas das vezes sem estarem a espera e foi meu caso hoje de manhã quando ia levar a Inês a escola estavam a despejar uma garagem para mandar móveis para lixo e outros para Instituição de caridade mas estes dois vieram comigo, os Senhores da Câmara ainda foram uns simpáticos que mos colocaram no carro. agora aguardam a mudança de casa para levarem uma cara nova.

Tapete trapilho


Tapete trapilho, upload feito originalmente por Bubbles Company.

Mãos a obra durante uma semana e meia e fiz meu primeiro trabalho em trapilho adorei a experiência e meu marido também pois são muitos suaves e fofos ao toque o que ao acordar pela manhã ainda mais agora que os dias começam a estar mais frios sabe tão bem.

Porta Chaves Mónica


porta chaves Mónica, upload feito originalmente por Bubbles Company.

A Mónica é uma amiga especial para além de uma excelente astróloga, é a boa energia em pessoa e quando me pediu para lhe fazer o porta-chaves dela teria de ser especial como ela então escolhi a cor do Céu como representação dos Astros, o azul do Mar como fonte de inspiração e o Elefante símbolo de Sabedoria.

Prenda de Aniversário


Prenda de Aniversário, upload feito originalmente por Bubbles Company.

Não podia ser melhor que esta coisa fofinha e linda, seu nome é Kikas é uma fofura e não podia ser melhor adoreiiii.

Oficial pela 11ª vez MOving Again

É oficial a nossa família está em processo de mudança...depois de tantas pinturas tantos toques pessoais eis que vem uma brisa do Mar e nos leva ....mas estamos felizes ...nos gostamos disto eu sei que algumas pessoas deve fazer confusão mas cada mudança é giro e desta vez para um sitio lindo de morrer depois coloco as fotos ...beijinhos e até breve

Estavam a minha espera


Estavam a minha espera, originally uploaded by Bubbles Company.

Já não é a primeira vez que vemos pelo flickr meninas que acham verdadeiras relíquias muitas das vezes sem estarem a espera e foi meu caso hoje de manhã quando ia levar a Inês a escola estavam a despejar uma garagem para mandar móveis para lixo e outros para Instituição de caridade mas estes dois vieram comigo, os Senhores da Câmara ainda foram uns simpáticos que mos colocaram no carro. agora aguardam a mudança de casa para levarem uma cara nova.

Tapete trapilho


Tapete trapilho, originally uploaded by Bubbles Company.

Mãos a obra durante uma semana e meia e fiz meu primeiro trabalho em trapilho adorei a experiência e meu marido também pois são muitos suaves e fofos ao toque o que ao acordar pela manhã ainda mais agora que os dias começam a estar mais frios sabe tão bem.

Prenda de Aniversário


Prenda de Aniversário, originally uploaded by Bubbles Company.

Não podia ser melhor que esta coisa fofinha e linda, seu nome é Kikas é uma fofura e não podia ser melhor adoreiiii.

Porta Chaves Mónica


porta chaves Mónica, originally uploaded by Bubbles Company.

A Mónica é uma amiga especial para além de uma excelente astróloga, é a boa energia em pessoa e quando me pediu para lhe fazer o porta-chaves dela teria de ser especial como ela então escolhi a cor do Céu como representação dos Astros, o azul do Mar como fonte de inspiração e o Elefante símbolo de Sabedoria.

quarta-feira, setembro 24, 2008

Another One


DD_100_1209, originally uploaded by as_art_up.


You can see more here:

http://www.flickr.com/people/as_art_up/

http://www.as-art-up.blogspot.com/

Great Artist


DD_109, originally uploaded by as_art_up.

I Just all her work is really amazing congratulalitons

Uma foto ...


Uma foto ..., originally uploaded by Bubbles Company.

que vale mais que 1 000 000 000 de palavras 9 anos depois continuamos assim...LOVE U

9 anos de cumplicidade de amor, partilhas, de muita luta de 3 filhos maravilhosos, de muito trabalho, mas muito amor e respeito por nós,pela famila que formamos enfim tanto havia por dizer Amo te Muito e sei que tu também me amas muito obrigada

terça-feira, setembro 23, 2008

Wip Colecção Santos


Wip Colecção Santos, originally uploaded by Bubbles Company.

Boa a Noite e até breve


Boa a Noite e até breve, originally uploaded by Bubbles Company.

Esta é a minha hora do dia preferida em que Sol se cruza com o horizonte e o mar e eu fico sentada em frente a janela simplesmente a olhar e a relaxar.

segunda-feira, setembro 22, 2008

Prenda de Anos Antecipada....do Maridão

Está quase quase a chegar mais uma comemoração são 32 anitos que se esperam acima de tudo com muita saúde e de preferência em casa com a família ...e por isso recebi esta surpresa no fim de semana.

Perdições de Inverno


Perdições de Inverno, originally uploaded by Bubbles Company.

Não resisti a esta revista eu não percebo nada de nada de croché tão pouco malhas mas não resisti tem coisas lindas lindas, agora só ando a procura ou de quem me ensine a fazer as predições ou de quem me as faça a ver vamos.

Perdições de Inverno


Perdições de Inverno, originally uploaded by Bubbles Company.

Perdições de Inverno


Perdições de Inverno, originally uploaded by Bubbles Company.

Perdições de Inverno


Perdições de Inverno, originally uploaded by Bubbles Company.

sábado, setembro 20, 2008

Olá


Olá, originally uploaded by Bubbles Company.

Quem olha para fora, sonha; quem olha para dentro, acorda.

A coisas sem as coisas não podemos viver, para além da saúde que é uma das mais importantes, a familia e no meu caso o Mar...

Depois de uma estadia em Londres que teve coisas boas e más, mas só as boas ficam na lembrança e deixam saudades....

Mas saudades tinha eu desta vista, deste cheiro daquilo que é meu e por isso decidi voltar para não fazia sentido estar em Londres mais tempo e ter que viajar para Portugal , aqui é nosso lugar é aqui que me sinto em casa...seja lá onde ela for.

First Wip 2008


First Wip 2008, originally uploaded by Bubbles Company.

De regresso aos crafts e com mais disposição e forças fiz esta arvorezinha para quarto da princesa ela leva ninhos de crochet nas mesmas cores da colcha, leva passarinhos e borboletas....na foto anterior podem ver onde foi colocada

Finished


Finished, originally uploaded by Bubbles Company.

Esta colcha não é só uma colcha qualquer ...ela tem me acompanhado e foi durante algum tempo um complemento da minha terapia pois andava sempre comigo...para além de que aprendi a fazer o pontos sozinha porque nunca fiz nada disto na vida a minha princesa queria muito uma porque viu num livro que tenho aqui uma e disse " Mummy eu quero uma mas Pink" ...coração de mãe é assim não resiste aos pedidos dos filhos pelo menos aqueles que estão ao nosso alcance não é só uma colcha e um dia terá uma história para contar aos filhos dela .....

Mãe eu quero o Mar no meu quarto... Mummy can my bedroom be the sea?

Este é meu filho peixe sai a mãe nasceu pessoa por engano porque o que ele gosta mesmo é do Mar ...então vai de pintar paredes fazer efeites, já temos um polvo do ikea mas queremos mais animais que a mãe aqui ainda não teve tempo isto de só ter duas mãos hehhe...falta tampo cozer o cortinado, mas o básico já esta prontinho.
A TV e a mesa de jogos, a mesa de estudo e do computador.... e ficou feliz e quis ficar na foto claro

E está quase quase... Is almost ready

Pois isto de casas com paredes brancas não é para a nossa familía, não condiz queremos sempre cores em todo lado ...como o Pai não tem tempo nada se deixa de fazer, a Mãe pintou as duas paredes do quarto da Ines dois tons de Rosa diferentes e 3 mão em cada parede e muita dor nas costas hehehe.....mas valeu a pena só pela alegria de ver a minha filha feliz com os resultados daquilo que vou fazendo todos os dias.

Candeeiro para a minha Princesa

Este candeeiro foi feito para quarto da minha princesa os motivos do tecido dela é as princesas, os tons são 2 rosas e lilás e tem nas asas das fadinhas glitter prata daí essas estrelinhas em prata no candeeiro.
Ela adorou e resultado foi ainda mais bonito do que estava a espera.

Bijoux Maninha supresa...


Bijoux Maninha supresa..., originally uploaded by Bubbles Company.

A minha Xanda, maninha como eu a trato a mais de um ano que me disse que eu iria gostar de fazer bijus e para tentar e nunca me deu para isso mas vai dai que não resisti e quis tentar ao menos para ver os resultados, raramento usava brincos porque meninos eram pequenos mas agora que são crescidos já não dependem tanto aqui da Mummy resolvi começar arranjar de novo, para além de saber bem faz bem .

Mas como se não me bastasse a experiência das bijus tou a fazer um tapete no famoso trapilho e estou a adoro em roxo bem escuro para colocar no quarto que anda a sofrer remodelações...resumindo ando com a casa as avessas....